Porquê eu preciso de um profissional de UX?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Muitas empresas e empreendedores ainda não perceberam, mas existe um grande movimento, onde um negócio que não possui tecnologia e empatia com as pessoas, muito provavelmente não ver se sustentar no médio a longo prazo. Por isso é tão importante investir em planejamento estratégico, conversar com os clientes e manter um time enxuto, é tão importante para se manter uma empresa inovadora e rentável.

Para se preocupar com esses aspectos tão importantes, é crucial para qualquer negócio, existir um profissional que envolva todo o time nessa tarefa, onde ele ajudará a diretoria a obter insights sobre seu mercado, e definir o rumo que o produto deverá seguir. No texto de hoje, veremos porque, e como um profissional de UX Design deverá transformar a maneira com que sua empresa toma decisões. Se gostaria de saber como cheguei nesta profissão recomendo este post que trata do assunto.

O que um UX Designer faz exatamente?

Este profissional como muitos pensam, não é responsável apenas pelo visual design do seu negócio, muito menos faz só “design”, na verdade em alguns momentos sim, ele senta e produz interfaces e alinha suas estratégias com o setor de vendas, marketing, financeiro e todos os times envolvidos em um determinado produto ou negócio.

O UX Designer é o profissional responsável por garantir que existe um alinhamento entre as necessidades reais dos usuários, para com as estratégias da empresa, dessa forma auxiliar para que a experiência desse cliente, seja a melhor possível ao utilizar um determinado produto ou serviço, ou seja, ele deve ser onipresente entre os departamentos, e ser canal de comunicação entre esses setores e os clientes finais.

Existem diversas ferramentas para cada necessidade, mas normalmente este profissional realiza pesquisas com usuários e mercado, estuda seus comportamentos e experiências, valida ideias e questionamentos existentes, contrói protótipos para novas funcionalidades, verifica a eficiência da atual solução e muitas outras atividades mais técnicas, inerentes a qualidade do seu produto.

Estou iniciando agora, não preciso dele ainda

Aí que muitos se enganam, o começo é o momento ideal para se ter uma mentalidade de UX Designer, vou repetir, MENTALIDADE, isso mesmo, pois a partir de uma boa consultoria em UX, você pode economizar muito dinheiro que seria empregado em desenvolvimento de software, tecnologia, contratação de pessoas e evitar que sua empresa cresça, sem possuir uma base clara do que fará de você diferente.

Uma pesquisa indica que 30% a 40% das startups vão a falência, por criarem produtos que as pessoas não precisam, justamente porque essas empresas, nunca foram no mercado validar se essa ideia realmente é uma demanda real, ou porque simplesmente era uma necessidade pessoal do criador, e em último caso é uma ideia que não se sustenta, ou seja, precisa de investimento externo para continuar operando.

Então para que você tenha a construção da sua startup de maneira saudável e eficiente, seria uma boa ideia se atentar aos seguintes aspectos abaixo:

  • Mantenha sua equipe enxuta e mínima, aumentar mão de obra não necessariamente significa produzir mais, em alguns casos até aumenta a complexidade de gestão;
  • Em última hipótese busque investimento externo, seu negócio precisa ser viável tecnicamente e financeiramente, então entre desenvolver uma feature que seu cliente já executa em outra plataforma, escolha em desenvolver aquilo que ele não encontrará em nenhum outro lugar;
  • Invista tempo em validar e construir um produto mínimo com alto impacto para seu cliente, dessa forma você vai economizar tempo e dinheiro, garantindo uma entrega de maior valor de forma rápida.

Conclusão

Em alguma fase da sua empresa, você irá ter que investir em melhorar sua operação, se essa cultura for construída desde o início, será mais fácil mensurar e ter o controle quando sua empresa crescer, um ROI de um UX Designer pode variar de acordo com seu negócio, mas o principal motivo para se ter um profissional desta área na sua empresa, é não permitir que você desperdice recursos, seja ele financeiro, tempo ou de pessoas na construção de um produto, que talvez não seja o que o mercado precise, ou que ele chegue ao mercado no tempo errado.

Você já teve alguma experiência nesta área? Mesmo não trabalhando como UX Designer, já se questionou e percebeu que precisava dessas respostas? Conte sua experiência nos comentários.